Tramas abaixo do bom/mau tempo

Tramas abaixo do bom/mau tempo, 2020
Site specific | fotoperformance
Ganchos de metal e lã de alpaca
3 m de diâmetro
Registro: Mariana Kobal

Tramas abaixo do bom/mau tempo, 2020 Site specific | fotoperformance Ganchos de metal e lã de alpaca 3 m de diâmetro Registro: Mariana Kobal

Este
trabalho foi desenvolvido ao ar livre, na rápida transição de estações em que,
dias de verão calorosos, foram dando lugar para dias de outono frios e úmidos.
Enquanto os dias foram passando, a paisagem ao redor foi se transformando e, ao
longo de duas semanas, por aproximadamente 2 à 4 horas por dia, fui caminhando
em silêncio, comprometida com a simplicidade do gesto ao ter os fios entre meus
dedos para compor um desenho de trama feito sem rascunho. Fui percebendo como
aquele corpo/trama, um círculo vermelho, nascendo em contraste com o verde do gramado
que crescia sem cerimônias, foi se tornando uma trama de naturezas variadas e
complementares.

Estar à
mercê do tempo, submetida a suas mudanças e imprevisibilidades foi uma maneira
de perceber o entrelaçado entre corpo e pensamento junto ao chão sob o sol que
queimava, a chuva que molhava, o vento que soprava, as folhas que caiam, com
canto dos pássaros, quase como uma orquestra, esquilos que me olhavam intrigados,
perus que passeavam pelo jardim atrás de comida, veados que muito ariscos, nem
chegavam perto quando eu estava, mas quando me ausentava, achegavam-se para inspecionar
aquele corpo estranho, crescendo no espaço que a eles pertencia. Sem falar nos
insetos, aqueles que percebia e os que não percebia, mas sentia que estavam por
ali.

A ideia
deste trabalho partiu da criação de um círculo feito, primeiramente, com ganchos
metálicos cravados no chão e aos poucos, sendo preenchido com a lã vermelha de
alpaca. O tramar foi se constituindo como um fazer processual feito de gestos,
movimentos e limites, tanto do corpo que cansava, quanto daqueles ditados pela forma:
os três metros de diâmetro. Caminhar ao redor deste círculo funcionava quase
como um ritual, um mantra dito para dentro e ritmado com o fazer de fora, que enquanto
construía a trama, também ia atuando na compreensão de mundo e aprofundando o diálogo
com a vida e a natureza.

Trama abaixo
do bom/mau tempo…

Tramas de
vida e de tempo, de escuta e de entrega, que foi acontecendo a partir do tecer
como um processo que entrelaça as experiências do existir, que me fez perceber
que sou como um fio a mais, compondo este todo, não mais importante que nenhum
dos demais.

Mônica Lóss© All rights reserved.
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